Brasil & Mundo

Niterói é o 1º no estado a criar Conselho LGBT

A cerimônia de formação do Conselho aconteceu no início desta semana com a posse dos  conselheiros, no Solar do Jambeiro. O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que o principal objetivo é o combate ao preconceito, às desigualdades e à violência sofridas frequentemente por lésbicas, gays, bissexuais e trangêneros. “O plano de estudo e diagnóstico de direitos humanos já está sendo elaborado, pois é fundamental garantir os direitos das pessoas e possibilitar que cada um busque sua felicidade, independentemente de sua opção sexual”, disse.

O conselho LGBT reúne integrantes da sociedade civil organizada e representantes de secretarias de governo municipais.

A transexual Bruna Benevides, presidente do Conselho, afirmou que o trabalho também envolve a acolhimento das vítimas da violência. “Sinto-me muito honrada de presidir esse conselho num momento em que vemos um desmonte da política pública LGBT. O conselho surge com a obrigação de assumir os casos de violência e violação de direitos humanos que temos visto na nossa cidade. A partir de agora vamos avançar firmes e fortes nessa luta que surgiu há mais de 15 anos. Conto com todos vocês e contem conosco”, garantiu ela.

O deputado estadual Waldeck Carneiro, que esteve presente na solenidade, reafirmou seu compromisso de apoiar a causa “É uma luta de longa data e que precisa ser travada cotidianamente. Lutar pela cidadania e pelos direitos é uma obrigação de todos nós”, concluiu o parlamentar.

< Exército completa um mês nas ruas do Rio de Janeiro População brasileira já tem mais de 207 milhões de pessoas <